O Mundo de Assassin’s Creed

 

Assassin´s Creed

Assassin´s Creed

Com a evolução da tecnologia e por consequência, da comunicação, surgiram diversos novos fenômenos desse segmentos. Entre eles, está a transmídia.

A Transmídia é a transição da informação para diversas plataformas de comunicação. Para que esse fenômeno aconteça, é necessário que uma mídia tenha um enredo central e elas tenham algo presente somente nessa “meio”. Um exemplo desse fenômeno é a série de jogos, livros e futura série de filmes, Assassin’s Creed.

Assassin's Creed IV: Black Flag

Assassin’s Creed IV: Black Flag

Em 2007, foi apresentado ao Universo dos games, um jogo novo e revolucionário: com alta tecnologia e uma história complexa. Assassin’s Creed se tornou um dos maiores sucessos dos últimos anos.

O enredo central dos jogos é a rivalidade entre duas sociedades secretas ancestrais: os Assassinos e os Templários, que disputam o domínio do mundo, a posse de artefatos históricos e ainda têm uma relação indireta com uma espécie que viveu antes dos humanos, cuja sociedade foi destruída por uma gigantesca tempestade solar.

Assassin's Creed IV: Unity

Assassin’s Creed IV: Unity

Com elementos históricos reais, os jogos da série se passam inicialmente em 2012, época em que Desmond Miles, um barman e descendente de uma linhagem da Ordem dos Assassinos, é sequestrado por membros das Indústrias Abstergo – uma fachada para os cavaleiros templários atuais – para descobrir a localização dos Pedaços de Éden, artefatos antigos de grande poder criados por Aqueles Que Nos Precederam. Para isso, Warren Vidic, um empregado da Abstergo, e Lucy Stillman, uma assassina infiltrada, forçam Desmond a usar o Animus, um dispositivo capaz, dentre outras coisas, de criar projeções em três dimensões a partir de memórias de ancestrais contidas no DNA, chamadas na série de memórias genéticas. A partir de tais lembranças, o dispositivo permitia ao paciente recordá-las, conferindo inclusive um controle parcial sobre as cenas, como se estivessem sendo lembradas. Desmond revive memórias de vários Assassinos, incluindo Altaïr Ibn-La’Ahad, que viveu durante a Terceira Cruzada; Ezio Auditore da Firenze, um italiano que viveu durante os séc. XV e XVI no Renascimento; e Ratohnhaké:ton, um Assassino meio-Mohawk, meio-Britânico que viveu durante a Revolução Americana. A ordem cronológica da historia é: Terceira Cruzada, Renascimento, Era Colonial, Revolução Francesa, China Imperial e Era Vitoriana.

O jogo, que foi inicialmente disponibilizado para PC, PS3 e X360 e posteriormente para PS4 e WIIU, conquistou tantos fãs que expandiu também para outras mídias e se tornou uma série de livros e ganhará em 2016 o seu primeiro filme. A série foi considerada a mais bem sucedida da Ubisoft.

2 comentários

  1. Juliana Dias · junho 18, 2015

    Muito bom texto, mas poderia ter detalhado melhor como o universo é apresentado nas outras mídias. 😉

    Cuidado com:

    Escrita informal: “A transmídia é o transporte da informação para diversas plataformas de comunicação.”.
    Repetição: “(…) é necessário que uma mídia tenha um enredo central e as mídias tenham algo presente somente nessa mídia.”; “(…) revivê-las, conferindo inclusive um controle parcial sobre as cenas, como se estivessem sendo revividas. Desmond revive memórias de vários Assassinos (…)”.
    Pontuação: “Em 2007, foi apresentado ao universo dos games um jogo novo e revolucionário: com alta tecnologia e uma história complexa, Assassin’s Creed se tornou um dos maiores sucessos dos últimos anos.”.
    Acentuação: “(…) ainda têm uma relação indireta com uma espécie que viveu antes dos humanos (…)”.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. gabrielabcaravela · junho 24, 2015

    este post era para ser categorizado como TC II.
    O texto aborda mais o jogo do que a narrativa transmídia em si, cuja explicação sobre o modo de operação fica em segundo plano.

    Curtir

Deixe um comentário