Assassin´s Creed
Com a evolução da tecnologia e por consequência, da comunicação, surgiram diversos novos fenômenos desse segmentos. Entre eles, está a transmídia.
A Transmídia é a transição da informação para diversas plataformas de comunicação. Para que esse fenômeno aconteça, é necessário que uma mídia tenha um enredo central e elas tenham algo presente somente nessa “meio”. Um exemplo desse fenômeno é a série de jogos, livros e futura série de filmes, Assassin’s Creed.
Em 2007, foi apresentado ao Universo dos games, um jogo novo e revolucionário: com alta tecnologia e uma história complexa. Assassin’s Creed se tornou um dos maiores sucessos dos últimos anos.
O enredo central dos jogos é a rivalidade entre duas sociedades secretas ancestrais: os Assassinos e os Templários, que disputam o domínio do mundo, a posse de artefatos históricos e ainda têm uma relação indireta com uma espécie que viveu antes dos humanos, cuja sociedade foi destruída por uma gigantesca tempestade solar.
Com elementos históricos reais, os jogos da série se passam inicialmente em 2012, época em que Desmond Miles, um barman e descendente de uma linhagem da Ordem dos Assassinos, é sequestrado por membros das Indústrias Abstergo – uma fachada para os cavaleiros templários atuais – para descobrir a localização dos Pedaços de Éden, artefatos antigos de grande poder criados por Aqueles Que Nos Precederam. Para isso, Warren Vidic, um empregado da Abstergo, e Lucy Stillman, uma assassina infiltrada, forçam Desmond a usar o Animus, um dispositivo capaz, dentre outras coisas, de criar projeções em três dimensões a partir de memórias de ancestrais contidas no DNA, chamadas na série de memórias genéticas. A partir de tais lembranças, o dispositivo permitia ao paciente recordá-las, conferindo inclusive um controle parcial sobre as cenas, como se estivessem sendo lembradas. Desmond revive memórias de vários Assassinos, incluindo Altaïr Ibn-La’Ahad, que viveu durante a Terceira Cruzada; Ezio Auditore da Firenze, um italiano que viveu durante os séc. XV e XVI no Renascimento; e Ratohnhaké:ton, um Assassino meio-Mohawk, meio-Britânico que viveu durante a Revolução Americana. A ordem cronológica da historia é: Terceira Cruzada, Renascimento, Era Colonial, Revolução Francesa, China Imperial e Era Vitoriana.
O jogo, que foi inicialmente disponibilizado para PC, PS3 e X360 e posteriormente para PS4 e WIIU, conquistou tantos fãs que expandiu também para outras mídias e se tornou uma série de livros e ganhará em 2016 o seu primeiro filme. A série foi considerada a mais bem sucedida da Ubisoft.
Muito bom texto, mas poderia ter detalhado melhor como o universo é apresentado nas outras mídias. 😉
Cuidado com:
Escrita informal: “A transmídia é o transporte da informação para diversas plataformas de comunicação.”.
Repetição: “(…) é necessário que uma mídia tenha um enredo central e as mídias tenham algo presente somente nessa mídia.”; “(…) revivê-las, conferindo inclusive um controle parcial sobre as cenas, como se estivessem sendo revividas. Desmond revive memórias de vários Assassinos (…)”.
Pontuação: “Em 2007, foi apresentado ao universo dos games um jogo novo e revolucionário: com alta tecnologia e uma história complexa, Assassin’s Creed se tornou um dos maiores sucessos dos últimos anos.”.
Acentuação: “(…) ainda têm uma relação indireta com uma espécie que viveu antes dos humanos (…)”.
Abraços!
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este post era para ser categorizado como TC II.
O texto aborda mais o jogo do que a narrativa transmídia em si, cuja explicação sobre o modo de operação fica em segundo plano.
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